Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
23/07/2017 17:45 [UTC+1] - 2016/17 [296/365]
Home > MEDIATECA > Glossário
Glossário com 315 termos sobre Recursos Hídricos.

Escolha uma letra:

Existem 10 termos começados pela letra O.

Observação Meteorológica
Medição ou avaliação de um ou vários parâmetros meteorológicos.
Observação geomorfológica
Medição ou avaliação directa de um ou mais elementos geomorfológicos, como o leito ordinário, as barras, as praias fluviais, entre outras.
Observação hidrológica
Medição ou avaliação directa de uma ou mais variáveis hidrológicas, como o nível, o caudal, a temperatura da água, entre outras.
Onda de Calor
Segundo a definição da WMO (Organização Meteorológica Mundial) ocorre uma onda de calor quando num periodo de 6 dias consecutivos, a temperatura máxima do ar é superior em 5°C ao valor médio das temperaturas máximas diárias no período de referência (1961-1990).
Onda de Frio
Segundo a definição da (Organização Meteorológica Mundial) ocorre onda de frio quando num periodo de 6 dias consecutivos, a temperatura mínima do ar é inferior em 5°C ao valor médio das temperaturas mínimas diárias no período de referência (1961-1990).
Onda de Inundação
Subida no fluxo do curso de água com tal magnitude que causa inundação, e a sua retirada posterior.
Onda de Maré
Subida súbita da maré (causada por actividade atmosférica) a partir do estuário e que se move rapidamente em direcção a terra.
Onda de Tempestade
Aumento súbito do nível do mar resultante de ventos fortes e de baixas pressões; também designado por tempestade de maré, tempestade de onda, onda de maré. Geralmente, afecta apenas as áreas costeiras, mas pode também afectar terras interiores.
Orvalho
Condensação na forma pequenas gotículas de água sobre as superfícies arrefecidas , geralmente durante a noite, quando a temperatura cai até o ponto de condensação.
Oxigénio dissolvido
Oxigénio (O2) dissolvido na água, é essencial ao metabolismo de todos os organismos aquáticos
aeróbios. A distribuição de oxigénio nos lagos é governada por um equilíbrio entre as entradas da atmosfera e da fotossíntese e as perdas devidas às oxidações químicas e bióticas. A distribuição do oxigénio é importante para as necessidades directas de muitos organismos e afecta a solubilidade e disponibilidade de muitos nutrientes e, portanto, a produtividade dos sistemas aquáticos.

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água