Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
25/04/2017 11:40 [UTC+1] - 2016/17 [207/365]
Home > Dados Sintetizados > Fenómenos Extremos > Monitorização da Seca
Este foi o último boletim de acompanhamento da seca de 2004/05.
O SNIRH (Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos) disponibiliza os resumos dos boletins mensais de recursos hídricos destacando-se a informação mais relevante para a avaliação da situação de seca em Portugal Continental. A informação está apresentada na forma mapas, gráficos e tabelas.

A precipitação mensal e acumulada é analisada para o País e considerando as regiões Norte, Centro, Sul e Algarve, com base em 42 estações de medição de precipitação.

O escoamento mensal e acumulado é apresentado sobre a forma de mapas, sendo feita uma estatística das bacias próprias, comparação do escoamento com os escoamentos médios e escoamentos verificados no mês anterior.

O armazenamento é analisado em 54 albufeiras, sendo apresentado o volume armazenado e respectiva percentagem relativamente à capacidade total. Está também disponível uma tabela com as características principais das albufeiras consideradas nesta análise.

Para a análise dos níveis nos aquíferos foram seleccionados um conjunto de piezómetros do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e Centro. Para cada piezómetro está disponível a evolução histórica do nível piezométrico, sendo comparado com a média no ano hidrológico actual.


Para uma análise mais exaustiva das disponibilidades hídricas devem ser consultadas as versões integrais dos boletins mensais de recursos hídricos disponíveis no SNIRH em http://snirh.pt


Caracterização do período de quatro meses do início do ano hidrológico de 2005/06 e seu enquadramento na severidade da seca decorrente do ano hidrológico de 2004/05.
Análise do primeiro semestre do ano hidrológico 2004/05.
Análise do período seco do ínicio do ano hidrológico 2004/05 feita em Janeiro de 2005.
Recursos hídricos subterrâneos do sistema aquífero Querença-Silves na seca de 2004/05.


Download grátis

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água