O SISTEMA DE VIGILÂNCIA E ALERTA DE RECURSOS HÍDRICOS


CorucheLado.jpg (18983 bytes)

 

simb_inag.gif (1849 bytes) simb_snirh.gif (3207 bytes)
 

 

 

O que é o SVARH

 

O Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos permite saber em quase tempo-real o estado hidrológico dos rios e albufeiras do país (níveis de água, caudais e volumes armazenados) e alguma informação meteorológica.

Baseia-se numa rede de estações de medição com transmissão automática, e numa estrutura informática para armazenagem e disseminação da informação.
Através da aplicação Rios para PC e de uma ligação à Internet, o utilizador do SVARH pode consultar a informação disponível em diversos ecrãs esquemáticos. Na figura mostra-se o esquema do Rio Tejo.
rios6tejosmall.gif (16155 bytes)

PerfilBarragemSmall.gif (17499 bytes)

O Rios possui também algumas ferramentas de análise, como gráficos, relatórios e mapas. A futura versão do Rios inclui novas opções de visualização, como perfis estilizados de barragens e de rios, fotografias das estações, mapas distritais e concelhios, entre outras.
 

A Quem se Destina

 

O SVARH destina-se principalmente às entidades com responsabilidades na área da hidrologia e das catástrofes naturais, mas não só. Actualmente existem 24 entidades utilizadoras do Sistema, com perfis muito variados, e dos quais destacamos:
  • Serviços de Protecção Civil: Nacional, distrital e municipal.
  • Direcções Regionais de Ambiente
  • Produtoras de Electricidade (CPPE e Pegop)

Os pedidos de utilização do SVARH devem ser dirigidos por escrito à Direcção de Serviços de Recursos Hídricos do Instituto da Água.

 

Arquitectura do Sistema

 

diagrama do SVARH.gif (22185 bytes)


O SVARH está funcionalmente dividido em dois módulos: (I) Aquisição de dados. Um conjunto de aplicações em PC, desenvolvidas no INAG, recolhe em tempo-real os dados das estações e armazena-os no servidor de dados do SVARH. (II) Acesso à informação. Os utilizadores do sistema acedem à base de dados do servidor através de uma ligação à Internet, utilizando a aplicação específica Rios.

 

Trabalhos em Curso

 

Um Sistema como o SVARH, que faz uso intensivo das novas tecnologias, deve estar em constante evolução. Alguns projectos - como a utilização de transmissão GSM em vez de telefone fixo; a monitorização automática de albufeiras hidro-agrícolas; o estudo de novas soluções informáticas; necessidades específicas dos utilizadores - são desafios estimulantes e que valorizam a actuação da Instituição.

mnovo2.gif (64390 bytes)
Moinho Novo (Rio Sôr) - A primeira estação do SVARH a utilizar
transmissão de dados GSM (rede móvel)
Rede de Estações do SVARH

 

manuela-marco00.gif (79995 bytes) A rede actual do SVARH (Março 2000) compreende 56 estações automáticas com teletransmissão, das quais 38 são hidrométricas, 15 são udométricas e 3 são de nível em albufeiras. Neste mapa estão também assinaladas as principais bacias hidrográficas do País.













leg_marco00.gif (1775 bytes)
Frente: Estação hidrométrica de Coruche (Rio Sorraia)

INSTITUTO DA ÁGUA
Direcção de Serviços de Recursos Hídricos
Av. Almirante Gago Coutinho, nº 30 1049-066
Lisboa telef.: 218430000
e-mail: snirh@inag.pt
internet: http://www.inag.pt/snirh