SNIRH JÚNIOR
Conhecimento e Diversão

Campanha Educativa Água

A água, a Terra e o Homem

A Água, a Terra e o Homem Água e Poluição Os Usos da Água Proteger Hoje a Água é Preparar o Futuro

Água é vida

A água, tal como o Sol, é praticamente indissociável da Vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reacções químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.

A fotossíntese liberta ainda oxigénio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia. Assim, só depois do aparecimento na Terra da fotossíntese se puderam desenvolver os animais. Estes não têm, como as plantas verdes, capacidade para fabricar compostos orgânicos a partir de um ambiente inorgânico e, por isso, nutrem-se de plantas e outros animais, formando-se cadeias alimentares.

Os conhecimentos de biologia permitem afirmar, com pequena margem de incerteza, que a Vida apareceu primitivamente na água, sob formas muito rudimentares.

Água é vida (pequeno lago com plantas e uma lontra a beber água).

As espécies foram-se aperfeiçoando sucessivamente e algumas delas evoluíram para se adaptar à vida terrestre e aérea.

Nem toda a água absorvida pelas plantas é utilizada na fotossíntese. Uma parte é emitida para a atmosfera, sob a forma de vapor, por transpiração, através de pequenos orifícios das folhas, os estomas. A transpiração das plantas e a evaporação directa da água da superfície do Globo constituem um dos mais importantes fluxos da água e são um elemento regularizador dos climas.

A água é a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos. Representa cerca de setenta por cento do peso do corpo humano. Nalguns animais, como as alforrecas, o peso da água pode atingir noventa e oito por cento. Para além de entrar na constituição dos tecidos, a água é o dissolvente que transporta as substâncias intervenientes nos processos fisiológicos. A falta de água provoca a debilidade ou até a morte dos seres vivos.

O homem necessita de ingerir, bebida ou misturada nos alimentos, uma quantidade diária de água de dois a quatro litros. Pode sobreviver 50 dias sem comer, mas perece após 4 dias sem água, em media.

O SNIRH-JÚNIOR é um site integrado no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos

PESQUISAR


ACESSIBILIDADE

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]