SNIRH JÚNIOR
Conhecimento e Diversão

Água Subterrânea

Exploração e Poluição de Aquíferos

Utilização Aquíferos Pontos de Água Exploração e Poluição de Aquíferos Como Proteger Monitorização

Quando se extrai água de um aquífero de uma forma sustentável, isto é, considerando o volume de água disponível no aquífero, a recarga (parte da precipitação que se infiltra) e o melhor caudal de extracção em função do rebaixamento que provoca, não se põe em causa a quantidade de água do aquífero, nem se promove a degradação da sua qualidade. Diz-se que há um equilíbrio entre a recarga e a extracção de água.

Sistema de equilíbrio - Recarga-Extracções D

Em locais densamente povoados e sobretudo com a chegada do tempo seco, que por um lado implica a ausência de recarga e por outro, um aumento das necessidades de água por parte da população, a extracção contínua de água provoca uma descida acentuada do nível da água (rebaixamento) e a entrada da água salgada do mar no aquífero (avanço da cunha salina). Diz-se que o sistema aquífero está sobre-explorado.

Sistema sobre-explorado D

Com o regresso da precipitação no Inverno, volta a haver um aumento da quantidade de água no aquífero, que desloca a água salgada em direcção ao mar.

Considera-se poluição, qualquer adição nas águas subterrâneas de substâncias indesejáveis, provocada por actividades humanas. As fontes poluentes podem ser tópicas ou difusas. São exemplos de fontes pontuais as unidades industriais, as lixeiras e as fossas sépticas. Um exemplo típico de poluição difusa é a agricultura, quando não são respeitadas as boas práticas agrícolas.

D

A poluição das águas subterrâneas é muito difícil de limpar, por vezes é mesmo impossível. É por este motivo que é tão importante evitar a sua poluição.

O SNIRH-JÚNIOR é um site integrado no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos

PESQUISAR


ACESSIBILIDADE

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]