SNIRH JÚNIOR
Conhecimento e Diversão

Concurso 2006/07: Água no teu Concelho

Regulamento do Concurso

Contexto

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) tem sido responsável, desde 1995, pela compilação e divulgação de informação sobre recursos hídricos constituindo, actualmente, um importante acervo documental nesta temática. Entre a informação compilada, numa base de dados, e divulgada, via Internet, destacam-se os dados resultantes da medição das variáveis hidrometeorológicas e qualidade da água, relatórios e estudos técnicos e informação audiovisual relacionada com recursos hídricos.

Com o objectivo de partilhar e de pôr à disposição dos jovens e das escolas, instituições privilegiadas na divulgação do conhecimento, o SNIRH tem, actualmente, o subsistema SNIRH-JÚNIOR, assente em tecnologia avançada, com conteúdos actuais desenvolvido para as necessidades da geração do futuro.

O SNIRH-JÚNIOR permite ir ao encontro das necessidades do conhecimento através da ligação tecnológica permitindo a reciprocidade de saber, entre um serviço técnico do estado e as escolas.

As iniciativas no âmbito do SNIRH-JÚNIOR enquadram-se em dois dos três eixos do Plano Tecnológicos: conhecimento (eixo nº1) e tecnologia (eixo nº2).

O conhecimento tem como objectivo qualificar os portugueses para a sociedade do conhecimento através de medidas estruturais, que visam elevar os níveis educativos médios da população e estimular uma aprendizagem diversificada ao longo da vida (a), e medidas que visam mobilizar Portugal para a sociedade de informação (b).

  1. criar centros de competências de I&D na área de TIC (tecnologia de informação e comunicação), nomeadamente ao nível do desenvolvimento de software e da gestão de redes – dotar as organizações e as empresas de recursos humanos qualificados nas áreas de TIC, ao nível da gestão de redes e de sistemas, no planeamento e desenvolvimento de soluções aplicacionais, promovendo a concorrência e a colaboração internacional.
  2. Criar uma oferta pública de Internet de cidadania - garantir o acesso livre e gratuito a serviços públicos e de interesse público disponibilizados pela Internet, os quais deverão abranger a totalidade dos serviços básicos.

A tecnologia tem como objectivo a solidificação da cultura científica, dando especial ênfase à área tecnológica e reforçando o número de investigadores em Portugal. Tem como uma das medidas o reforço experimental e da promoção da cultura científica e tecnológica visando o reforço da Agência Ciência Viva como instituição não governamental de excelência internacional capaz de mobilizar o esforço de cientistas, professores e alunos e de autarquias e de empresas na promoção.

Visando iniciar a troca de saber, nomeadamente, no que se refere aos gastos de água na rotina de uma Família portuguesa, o SNIRH JÚNIOR lançou, em 2005, o concurso “MONITORIZA OS GASTOS DE ÁGUA EM TUA CASA”. Com o objectivo de continuar a aumentar o nosso conhecimento quanto às necessidades de água, para satisfação do nosso quotidiano diário, propõe-se o desafio de identificar e avaliar as origens de água bem como os consumos de água no teu concelho. Neste contexto propõe-se a elaboração de trabalhos subordinado ao tema “ÁGUA NO TEU CONCELHO”.

Grupo Alvo

O concurso tem como grupo Jovens que frequentam em 2006 o 1º, 2º ou 3º Ciclos do ensino Básico. Os trabalhos a concurso poderão ser individuais ou colectivos (grupo composto no máximo de três jovens). Os trabalhos apresentados a concurso deverão recorrer às novas tecnologias na poupança, na reutilização e na divulgação do conhecimento relacionado com o uso inteligente do recurso água.

Entrega

A entrega ou o envio dos trabalhos para o Instituto da Água, por correio ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes. Cada trabalho deverá conter a identificação completa dos autores (nome, morada, telefone e e-mail). Caso o trabalho seja elaborado no âmbito de uma escola este deverá conter, para além da identificação completa dos autores, a identificação da escola e dos professores que auxiliaram a sua elaboração.

Calendário

Os trabalhos deverão ser enviados até ao final de Fevereiro de 2007 para o Instituto da Água. O resultado do concurso será divulgado no dia 7 de Março de 2007, através do site http://snirh.pt/junior.

Júri

Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um elemento da Presidência do Instituto da Água e por dois elementos da Direcção de Serviços de Recursos Hídricos do Instituto da Água.

Prémio

Os trabalhos serão todos premiados com brindes do INAG. Serão distinguidos dois trabalhos colectivos e dois trabalhos individuais, que terão apresentação pública e divulgação via Internet.

Os vencedores do concurso terão direito a um dia em contacto com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (actividades de gabinete e campo).

Algumas Sugestões:
  1. Identificar origens de água do concelho (fontes, furos, albufeiras ou rios).
  2. Avaliar os recursos hídricos disponíveis do concelho (superficiais e subterrâneos), confronta-os com os consumos.
  3. Identificar como reduzir os consumos do concelho (por sector económico).
  4. Identificar como controlar o consumo da água, por tempo ou reutilização.
  5. Efectuar sugestões quanto à forma de divulgar, de forma eficaz, as boas práticas do uso da água. Elaboração de um Blog.
  6. Construir uma Base de Dados simplificada, isto é, Base de Dados Jovem (Água Nova), utilizável pelas escolas, cujo objectivo é compilar dados provenientes dos diversos consumos do concelho. Possibilidade de posterior divulgação via Internet.

Consumos: Industrial, Turismo, Agricultura, Doméstico ou Lazer (usos de recreio -pequenas piscinas e jardins), etc.


e-mail: snirh@apambiente.pt; internet: http://snirh.pt e http://snirh.pt/junior
O SNIRH-JÚNIOR é um site integrado no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos

PESQUISAR


English Version

English Version.

ACESSIBILIDADE

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]