SNIRH JÚNIOR
Conhecimento e Diversão

Concurso 2005/06: Monitoriza os Gastos de água em tua Casa

Regulamento do Concurso

Contexto

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) tem sido responsável, desde à 10 anos, pela compilação e divulgação de informação sobre recursos hídricos constituindo, actualmente, um importante acervo documental sobre recursos hídricos. Entre a informação compilada, numa base de dados, e divulgada, via Internet, destacam-se os dados resultantes da medição das variáveis hidrometeorológicas e qualidade da água, relatórios e estudos técnicos e informação audiovisual relacionada com recursos hídricos.

Com o objectivo de partilhar e de pôr à disposição dos jovens e das escolas, instituições privilegiadas na divulgação do conhecimento, o SNIRH lança um site para os jovens associando o conhecimento e tecnologia à diversão.

O novo site, SNIRH-JÚNIOR, permitirá ir ao encontro das necessidades do conhecimento permitindo uma ligação tecnológica, com reciprocidade de saber, entre um serviço técnico do estado e as escolas.

Visando iniciar a troca de saber, nomeadamente, no que se refere aos gastos de água na rotina de uma família portuguesa, propõe-se lançar o concurso “MONITORIZA OS GASTOS DE ÁGUA EM TUA CASA”.

Grupo Alvo

O concurso tem como grupo alvo crianças que tenham 10 anos, durante o ano de 2005. Os trabalhos a concurso poderão ser individuais ou colectivos (grupo composto no máximo de três crianças com 10 anos em 2005). Os trabalhos apresentados a concurso deverão recorrer às novas tecnologias na poupança, na reutilização e na divulgação do conhecimento relacionado com o uso inteligente do recurso água.

Entrega

A entrega ou o envio dos trabalhos para o Instituto da Água, por correio ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes. Cada trabalho deverá indicar a identificação completa dos autores (nome, morada, telefone e e-mail). Caso o trabalho seja elaborado no âmbito de uma escola este deverá conter, para além da identificação completa dos autores, a identificação da escola e dos professores que auxiliaram a sua elaboração.

Calendário

Os trabalhos deverão ser enviados até ao final de Novembro de 2005 para o Instituto da Água. O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de Dezembro de 2005, através do site http://snirh.pt/junior.

Júri

Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um elemento da Presidência do Instituto da Água e por dois elementos da Direcção de Serviços de Recursos Hídricos do Instituto da Água.

Prémio

Todos os trabalhos serão premiados com brindes do INAG. Serão distinguidos dois trabalhos, que terão apresentação pública e divulgação via Internet.

O vencedor do concurso terá direito a um dia em contacto com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (actividades de gabinete e campo).

Algumas Sugestões:
  1. Como medir os usos da água (casa e escola)?
  2. Qual o uso doméstico que mais consome água (casa e escola)? Efectua uma avaliação dos teus gastos.
  3. Como reduzir os usos da rotina diária (casa e escola)?
  4. Como controlar o uso da água (casa e escola), por tempo ou reutilização?
  5. Como divulgar de forma mais eficaz as boas práticas do uso da água? Elaboração de um Blog.
  6. Construção de uma Base de Dados simplificada, isto é, Base de Dados Jovem (Água Nova), utilizável pelas escolas, cujo objectivo é compilar dados provenientes da monitorização dos gastos associados à rotina diária. Possibilidade de posterior divulgação via Internet.

Usos: higiene, cozinha, lavagens domésticas, usos de recreio (pequenas piscinas e jardins), etc.


e-mail: snirh@apambiente.pt; internet: http://snirh.pt e http://snirh.pt/junior

O SNIRH-JÚNIOR é um site integrado no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos

PESQUISAR


English Version

English Version.

ACESSIBILIDADE

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]