Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
24/11/2017 01:34 [UTC+1] - 2017/18 [55/365]
Home > MEDIATECA > Glossário
Glossário com 315 termos sobre Recursos Hídricos.

Escolha uma letra:

Existem 23 termos começados pela letra T.

Talude
Superfícies inclinadas do terreno que drenam as águas das chuvas para os cursos de água.
Talvegue
Linha que percorre a parte mais funda do leito de um curso de água ou de um vale.
Telemetria
Registo de dados à distância obtidos através de instrumentos de medida.
Temperatura
Estado ou nível térmico de um corpo ou de um meio.
Temperatura do ar
É a quantidade de calor que possui o ar atmosférico. É medida pelo termómetro meteorológico, que é diferente do termómetro clínico. A diferença entre a maior e a menor temperatura chama-se amplitude térmica.
Temperatura do termómetro molhado
Temperatura observada no termómetro de mercúrio, cujo reservatório está humedecido.
Temperatura média
É a média aritmética dos valores registados ao longo de um dia (temperatura média diurna), ou ao longo de um mês (temperatura média mensal).
Temperatura mínima
A mais baixa das temperaturas mínimas mensais observadas num dado mês.
Tempo
Condições da atmosfera por um determinado período, considerando a maneira como o tempo afecta a vida e as actividades do ser humano. São as variações de curto prazo da atmosfera, opostas às mudanças de longo prazo ou climáticas. Refere-se frequentemente à luminosidade ou nebulosidade do dia, humidade, precipitação, temperatura, visibilidade e vento.
Tempo de Concentração
Período de tempo necessário para que o escoamento de uma tempestade alcance a secção de definição da bacia desde o ponto da bacia ao qual corresponde o maior tempo de percurso até à secção de definição.
Tempo de Resposta
Período de tempo necessário para que o escoamento de uma tempestade alcance a secção de definição da bacia desde o ponto da bacia ao qual corresponde o maior tempo de percurso até à secção de definição.
Temporal
Perturbação atmosférica envolvendo mudanças na pressão e ventos dominantes, em escalas que vão de tornados (1 km de raio) a ciclones extratropicais (2 000 - 3 000 Km). Vento com velocidade entre 48 a 55 nós ( Escala de Beaufort força do vento 10).
Tina Evaporimétrica
Evaporímetro, constituído por uma tina relativamente profunda e com suficiente área para a medição da diminuição do nível da água por acção da evaporação.
Tornado
Fenómeno que consiste num turbilhão de vento, tromba, sobre a superfície terrestre.
Tributário
Curso de água que vai desaguar num curso maior ou num lago.
Tromba
Fenómeno que consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por gotículas de água levantadas da superfície do mar (tromba marítima ou tromba de água), ou por poeira, areia ou detritos vários levantados do solo (tromba terrestre ou tornado).
Troposfera
Região mais baixa da atmosfera em que, geralmente, a temperatura desce com a altitude a uma taxa de cerca de 6.5ºC por Km.
Trovoada
Fenómeno meteorológico caracterizado pela ocorrência de ¿relâmpagos¿, que é a luz que resulta da incandescência do ar, e ¿trovões¿ que resultam da expansão brusca do ar.
Trovão
É um subproduto do raio. Ao longo da trajectória do raio, através da ¿coluna¿ de ar com diâmetro de poucos centímetros, ocorre uma expansão brusca do ar sobreaquecido da ¿coluna¿ que origina uma onda de choque que dá origem a ruído característico.
Troço
Parte de um canal aberto compreendido entre duas secções transversais.
Tsunami
Série de grandes ondas marítimas geradas pela deslocação brusca das águas (causada por sismo, erupção vulcânica ou deslizamento dos solos marinhos) podendo propagar-se por grandes distâncias e que ao atingir a orla costeira provoca uma maré destrutiva. Utiliza-se o termo japonês para este fenómeno, que é principalmente observado no Pacífico.
Tufão
Nome atribuído a um ciclone tropical com ventos contínuos de 119 km/h (64 kt ou 33 m/s), e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte. Este mesmo ciclone tropical recebe o nome de furacão no leste do Pacífico Norte e no norte do Oceano Atlântico, e é chamado de ciclone no Oceano Índico.
Turbidez
Propriedade física da água que se deve à presença de sedimentos finos, visíveis, em suspensão, que impedem ou dificultam a passagem da luz.

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água