Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
25/04/2017 21:20 [UTC+1] - 2016/17 [207/365]
Home > MEDIATECA > Glossário
Glossário com 315 termos sobre Recursos Hídricos.

Escolha uma letra:

Existem 29 termos começados pela letra S.

SNIRH
O sistema de monitorização dos recursos hídricos nacionais é suportado por uma base de dados preparada para armazenar e divulgar publicamente dados hidro-meteorológica e de qualidade da água (superficial e subterrânea), recolhida na rede de monitorização de recursos hídricos do Ministério do Ambiente (através do portal do sistema http://snirh.pt). A rede de monitorização é composta por estações automáticas e convencionais, estando algumas equipadas com teletransmissão. O portal do sistema também divulga sínteses mensais temáticas, visando a caracterização das disponibilidades hídricas nacionais, relatórios técnicos, cartografia sobre recursos hídricos (por exemplo zonas inundáveis), documentos técnicos e fotografias relacionadas com os recursos hídricos. Actualmente possui três subsistemas (SNIR-Lit, SNIRH-Júnior e SVARH) e mais de 600 visitas/dia (estudantes, professores, investigadores, estabelecimentos de ensino, projectistas e consultores, empresas, meios de comunicação social e administração pública central e regional).
Salina
Tanques de salinas intensivas ou extensivas geralmente influenciadas por um elevado grau de artificialidade quanto ao
regime hídrico.
Saraiva
Precipitação de pedaços de gelo com diâmetro variando entre 5 a 50 mm ou mais, isolados ou aglomerados em blocos maiores e irregulares. Os glóbulos são compostos quase que exclusivamente por uma série de camadas transparentes, alternando com camadas translúcidas.
Seca
Período em que a humidade do solo é deficitária, de tal forma que as necessidades das plantas, animais e os seres humanos não podem ser satisfeitas.
Seca Agrícola
Défice significativo da humidade do solo, em que se esgota a capacidade de suporte dos ecossistemas agrícolas.
Seca Climática
Caracterizada, através da variável climática da precipitação, pela ocorrência de um período de precipitação anormalmente reduzida.
Seca Hidrológica
Caracterizada por uma componente do ramo terrestre do ciclo hidrológico ser anormalmente reduzido (escoamento, humidade do solo, níveis piezométricos, e armazenamento em albufeiras).
Seca Urbana
Défice significativo relativo às disponibilidades hídricas nos sistemas de captação de água para abastecimento.
Secção de medição
Secção transversal de um canal natural ou artificial no qual se realizam medições de velocidade e profundidade.
Secção transversal (de um curso de água)
Secção que é perpendicular à direcção principal do escoamento.
Sedimento
Material transportado pela água desde o local da sua formação até ao local de deposição. Em cursos de água,
correspondem aos materiais aluvionares transportados em suspensão ou por arrastamento.
Seiche
Oscilação livre ou permanente da superfície da água numa represa, provocada por mudanças atmosféricas, marés ou tremores de terra.
Sismo
Um sismo (ou terramoto) é um movimento vibratório brusco da superfície terrestre, a maior parte das vezes devido uma súbita libertação de energia em zonas instáveis do interior da Terra.
Sismograma
Representa a conversão do sinal do sismógrafo para um registo temporal do evento sísmico.
Sismos de colapso
São originados devido a abatimentos em grutas e cavernas ou ao desprendimento de massas rochosas nas encostas nas montanhas.
Sismos tectónicos
São devidos a movimentos tectónicos. A maioria dos sismos, pelo menos os de maior importância têm esta origem.
Sismos vulcânicos
São provocados por fortes pressões que um vulcão experimenta antes de uma erupção e por movimentos de massas magmáticas relacionadas com fenómenos de vulcanismo.
Sismógrafo
É um aparelho que registra as ondas sísmicas.
Sistema Aquífero
Domínio espacial, limitado em superfície e em profundidade, no qual existe um ou vários aquíferos, relacionados ou não entre si, mas que constitui uma unidade prática para a investigação ou exploração.
Sistema de Gestão de Recursos Hidricos
Oscilação livre ou permanente da superfície da água numa represa, provocada por mudanças atmosféricas, marés ou tremores de terra.
Sistema de Informação Geográfica
Conjunto de procedimentos concebidos com o objectivo de introduzir, armazenar, manipular, analisar e expor dados georeferenciados.
Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos (SVARH)
Sistema de monitorização dos recursos hídricos que permite saber em tempo-real o estado hidrológico dos rios e albufeiras do país (níveis de água, caudais e volumes armazenados). Baseia-se numa rede de estações de medição com teletransmissão automática, e numa estrutura informática para armazenamento, disseminação da informação e emissão de alertas. Este sistema destina-se principalmente às entidades com responsabilidades na gestão dos recursos hídricos em caso de cheias e acidentes de poluição.
Sistema hidrogeológico
Conjunto de unidades aquíferas que se encontram interconectadas hidraulicamente a nível regional.
Sistema hídrico
Conjunto dos elementos naturais e construídos e dos processos físicos, químicos, biológicos, sociais, económicos e culturais de um meio hídrico e respectivas
interrelações, que determinam a configuração física, os fluxos de água, a qualidade da água, a composição e diversidade biótica e as utilizações actuais e potenciais desse meio hídrico.
Sobreexploração
Situação que ocorre quando os recursos hídricos subterrâneos são explorados de forma continuada, acima dos recursos médio renováveis, ou, quando dessa exploração resultam consequências indesejáveis, sejam ecológicas, económicas, legais ou outras. Pode ser diagnosticada através de certos indicadores como a evolução dos níveis piezométricos e dos caudais das nascentes e do escoamento de base, mudanças no comportamento de zonas húmidas, mudanças na qualidade da água induzidas pelo abaixamento dos níveis, etc.
Sub-bacia hidrográfica
Área terrestre a partir da qual todas as áreas flúem, através de uma sequência de ribeiros, rios e
eventualmente lagos para um determinado ponto de um curso de água (geralmente um lago ou uma confluência de rios).
Subsidência
Movimento vertical descendente do ar, associado a zonas anticiclónicas.
Surriada
Gotículas de água que se formam quando o vento sopra sobre as cristas das ondas em rebentação.
Sólidos suspensos
Sólidos em suspensão; pequenas partículas sólidas que contribuem para a turbidez e que resistem à
separação por meios convencionais.

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água