Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
25/03/2017 11:38 [UTC+1] - 2016/17 [176/365]
Home > MEDIATECA > Glossário
Glossário com 315 termos sobre Recursos Hídricos.

Escolha uma letra:

Existem 26 termos começados pela letra P.

Paredão
Muro construído para confinar cursos de água, como medida de prevenção contra inundações.
Parâmetro
Uma propriedade variável e medível, cujo valor determina as características de um sistema; como por exemplo, temperatura, pressão e densidade são parâmetros da atmosfera.
Pedologia
Ciência que estuda os solos, as suas origens, características e usos.
Período Seco
Período de tempo anormalmente seco. O uso do termo deve ser limitada a condições menos severas que as da seca.
Período de Retorno
Intervalo médio de tempo a longo prazo, ou número de anos que separam um evento de dimensão conhecida de outro evento com dimensão igual ou superior. Por exemplo, o caudal máximo de cheia.
Piezómetro
Furo de observação onde são obtidos dados relativos a águas subterrâneas como o nível da água, a temperatura da água e/ou outras propriedades físicas e químicas da água.
Pirheliómetro e Piranómetro
Instrumentos para medição da radiação global ou radiação solar incidente.
Placas tectónicas
É a constituição da superfície da Terra por placas independentes. Em que se encontra dividida em 19 placas tectónicas: 12 placas maiores, não coincidentes com os limites dos continentes e 7 placas menores ou secundárias. Estas placas não são estacionárias, pelo contrário, estão assentes sobre a astenosfera. Cada placa tectónica individualiza-se das restantes por meio de descontinuidades, ao longo das quais se concentra a maior parte da actividade sísmica e vulcânica mundial.


Plano Nacional da Água
Instrumento normativo, definido pelo Decreto-Lei nº 45/94 de 22 de Fevereiro, do planeamento de recursos hídricos a nível nacional, integrando os vários Planos de Bacia Hidrográfica.
Plano de Bacia Hidrográfica (PBH)
Instrumento normativo, definido pelo Decreto-Lei nº
45/94 de 22 de Fevereiro, que visa definir as soluções a adoptar no quadro do sistema de recursos hídricos de uma bacia hidrográfica, por forma a articular devidamente as utilizações da água com a conservação do ambiente, a valorização dos recursos naturais
e a qualidade de vida das populações.
Planície aluvial
Planície formada pela deposição de materiais aluviais provenientes da erosão de montante.
Pluviómetro
Aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local.
Poluição
Introdução directa ou indirecta, em resultado da actividade humana, de substâncias, vibrações, calor ou ruído, no ar, na água ou no solo, que possam ser prejudiciais para a saúde humana ou para a qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos e/ou terrestres ou de que resultem danos materiais ou que prejudiquem ou interfiram com as amenidades ou outros recursos legítimos do ambiente; descarga para o ambiente de matéria ou energia, originada por actividades humanas, em quantidade tal que altera significativa e negativamente as qualidades do meio receptor.
Política da água
(Glossário Internacional de Hidrologia da UNESCO/WMO p.331) conjunto de normas legislativas e legais, decisões governamentais, políticas de gestão e respostas
culturais para a conservação quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos de uma região, bacia ou país.
Política de Gestão de Águas
Conjunto de legislação, interpretações jurídicas, decisões governamentais, regras e regulamentos de agências e respostas culturais por que se orientam as acções de um país no que concerne a qualidade e a quantidade das suas águas.
Ponto de água
Qualquer obra ou circunstância natural ou artificial que nos permite ter acesso directo ou indirecto à água subterrânea.
Praia
Zona de material não consolidado, areia ou materiais arrastados pelas correntes marítimas que se estende ao longo da linha de água. A praia estende-se desde a linha de água até à zona onde se demarca a alteração de materiais e da forma fisiográfica ou o início da vegetação permanente.
Precipitação
Libertação de água proveniente da atmosfera sobre a superfície da Terra, sob a forma de chuvisco, chuva, granizo, saraiva ou neve.
Precipitação Máxima Provável
Quantidade de precipitação que é o limite superior para um período dado numa determinada bacia.
Precipitação da Zona
A média dos valores de precipitação em determinada região.
Precipitação, Quantificador/Medidor de
Termo genérico para um instrumento que mede os valores da precipitação; principalmente um pluviómetro ou nevómetro.
Previsão Hidrológica
Informação sobre as condições hidrológicas esperadas para um período específico.
Previsão de Inundações
Processo para estimar o nível da descarga, momento de ocorrência, a sua duração e, especialmente, o seu caudal máximo.
Programa RIOS
Programa de gestão e acompanhamento em tempo real de situações de risco (cheias, secas e acidentes de poluição).
Propagação da Onda de Cheia
Processo para determinar a alteração hidrográfica da cheia, estudando o movimento da cheia através do braço de rio, reservatório ou outro curso de água.
Protecção Contra Inundações
Técnicas de prevenção de prejuízos em estruturas e seu conteúdo devidos a cheias em zona alagadiça.

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água