Página de entrada do SNIRH

Formulário para login Login
...sdadasdasd f asd f
Formulário para pesquisa de estações
Formulário para pesquisa no site
25/04/2017 21:21 [UTC+1] - 2016/17 [207/365]
Home > MEDIATECA > Glossário
Glossário com 315 termos sobre Recursos Hídricos.

Escolha uma letra:

Existem 17 termos começados pela letra N.

Nascente
Local de onde a água emerge naturalmente, de uma rocha ou do solo, para a superfície do solo ou para uma massa de água superficial.
Neblina
Suspensão no ar de gotículas microscópicas de água, que reduzem a visibilidade horizontal, a valores não inferiores a 1 km.
Nebulosidade
É a quantidade de nuvens que cobre o céu. Concentração de nuvens que tem um efeito de barreira sobre a luz solar.
Nevoeiro
Suspensão de pequenas gotículas de água na atmosfera, que reduzem a visibilidade horizontal, a valores inferiores a 1 km.
Nitratos
Anião correspondente ao ácido nítrico (NO3-); sais deste anião são usados como fertilizantes para aumentar a concentração de azoto disponível para as plantas. Uma adição de nitratos a uma massa de água pode provocar um desenvolvimento excessivo das algas e plantas aquáticas.
Nitritos
Anião correspondente ao ácido nitroso (NO2-); este anião é oxidado muito rapidamente e por isso raramente se acumula. Nas massas de água a sua concentração é geralmente muito baixa (menos de 100 μg/l), a menos que haja poluição orgânica acentuada.
Nublado
Céu encoberto por oito oitavos de camada de nuvem. O conceito parte da divisão da abóbada celeste em oito oitavos. O cálculo é baseado na soma de todas as nuvens daquela camada específica.
Nuvem
Um conjunto visível de partículas minúsculas de matéria, como gotículas de água ou cristais de gelo no ar. Uma nuvem se forma na atmosfera devido à condensação do vapor de água. Núcleos de condensação, como na fumaça ou nas partículas de poeira, formam uma superfície na qual o vapor de água pode condensar.
Não potável
Água que não é segura, ou é desagradável ao paladar, porque contém poluição condenável, contaminação, minerais ou agentes infecciosos.
Névoa
Conjunto de microscópicas gotículas de água suspensas na atmosfera. Não reduz a visibilidade como o nevoeiro e frequentemente é confundida com chuvisco.
Nível Freático
Nível superior a que se encontra a parte saturada da água do solo. Este nível de saturação está à pressão atmosférica.
Nível Máximo de Descarga
Descarga máxima para um hidrograma de cheia.
Nível Médio do Mar
Nível médio das marés ao longo de um extenso período de tempo.
Nível Piezométrico
É o nível a que a água de um aquífero se encontra à pressão atmosférica. Coincide com o nível freático de um aquífero livre. Em aquíferos confinados, o nível piezométrico está mais elevado que o tecto do aquífero, podendo haver zonas onde se situa a uma cota superior à da superfície topográfica.
Nível de Alarme de Cheia
Nível de água que se considera perigoso e a partir do qual se dá sinal de alerta.
Nível de Água
Altura da superfície livre de uma massa de água em relação a um plano de referência
Nível dos Lençóis de Água Subterrâneos
O nível de saturação de água do solo e das rochas porosas.

O Serviço SNIRH foi premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997). O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft. O SNIRH participa activamente no Banco Internacional de Objetos Educacionais. É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Instituto da Água